sábado, 4 de julho de 2009
















O ciclo junino, enquanto manifestação folclórica e popular, proporciona momentos felizes num presente e, com certeza, gratas lembranças dum passado bom de se recordar. Há histórias de criançada eufórica em brincar com fogo da fogueira, de se vestir de matuto ou matuta, de dançar quadrilha, de concorrer ao título de Rei e Rainha do Milho... Com vocês a Quadrilha dos alunos dos 2ºs períodos do Centro Municipal de Educação Infantil “Maria Alves de Brito”.
As festas juninas passaram a ser comemoradas com muita música, danças, roupas de época e comidas típicas de lugares diferentes do mundo onde se comemora o São João. Em cada região, o povo passou a usar alimentos próprios dos grandes festejos, como carneiro, leitão, bacalhau, vinho e, no caso do Brasil, o milho - produto farto nas colheitas do mês de junho.
O milho possui as flores dos dois sexos na mesma planta. Os estigmas das espigas femininas são muito compridos, parecendo fios de cabelos, sendo conhecidas como barbas de milho ou cabelo de milho.
Falando em masculino e feminino, preparem-se damas e cavaleiros, que a Quadrilha vai começar, com vocês os alunos do I Período do Centro Municipal de Educação Infantil “Maria Alves de Brito”.



FESTA JUNINA 2009


É com prazer que iniciamos a Tradicional Festa Junina das Escolas Municipais de Pirajuba.
Neste ano, com destaque para o MILHO, um cereal dourado cultivado em grande parte do mundo e de grande importância histórica para o Brasil e para o nosso município.